Tipos de Relógios

 

    A sincronização dos relógios que equipam os satélites no sistema GPS é fundamental para o bom funcionamento do sistema. Para isso, utilizam-se relógios de alta precisão.

    Qualquer tipo de relógio possui dois componentes fundamentais: um mecanismo que produz oscilações regulares e um outro que conta as oscilações e as converte numa unidade de tempo (por exemplo, segundos).

 

    Existem vários tipos de relógios, entre eles:

 

 

Relógios mecânicos

    A regularidade do movimento de um pêndulo foi estudada por Galileu Galilei no século XVI, mas a descoberta foi atribuída a  Christiaan Huygens em 1656. Este estudo baseia-se no isocronismo (oscilações de um pêndulo).

 

 

Relógios de quartzo

    Estes relógios surgiram em 1933 e possuem cristais de quartzo que vibram quando são submetidos a uma diferença de potencial, produzindo oscilações de frequências conhecidas. Este tipo de relógio é mais preciso que os relógios mecânicos e são, por exemplo, os relógios de pulso que todos usamos no nosso quotidiano.

 

 

Relógios atómicos

    Surgiram em 1949 nos Estados Unidos e como o nome indica baseiam-se nas frequências das radiações emitidas ou absorvidas por certos átomos (césio).

 

 

    Os relógios utilizados nos satélites são os relógios atómicos, pois são extremamente precisos. Apenas atrasam ou adiantam menos de 10-9 segundos por dia, ao contrário dos relógios de quartzo atrasam ou adiantam 10.2segundos por dia (1 segundo em 3 meses).